O canil fantasma do Globo I
22 de julho de 2009 / 00:14
A respeito da manchete de O Globo “O canil fantasma da Petrobras”, a Petrobras esclarece que a fiscalização do funcionamento de empresas no endereço de inscrição, e a concessão do alvará para funcionamento são de competência da Prefeitura. Nesse alvará, encaminhado à Petrobras pela Sibemol Promoções e Eventos Ltda., junto com a documentação do projeto Quilombos Cariocas, constam, entre outras, as atividades de “Produção artística”. Se tivesse procurado a Petrobras antes da publicação da matéria, a reportagem de O Globo teria acesso a essa informação.
O patrocínio ao projeto citado faz parte de ações permanentes da Companhia em conjunto com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal para valorizar os direitos humanos. O projeto Quilombos Cariocas contou com missa, shows e debates que envolveram temas relativos à comunidade negra. Todos os eventos, gratuitos, foram abertos ao público em geral e divulgados inclusive entre as atrações nos guias culturais dos jornais O Globo e Extra. O projeto foi apresentado com um custo total de R$ 240 mil. A Petrobras optou por uma cota de R$ 120 mil. Todas as contrapartidas exigidas foram realizadas e comprovadas por meio de relatório com registros em foto e vídeo.
Leia a Nota da Redação à carta da Petrobras, publicada na edição de O Globo desta quarta-feira (22/7).
Categorias: Esclarecimento













24 de julho de 2009 às 16:28
O texto desta “Nota da redação” me pareceu um tanto raivoso e chega até a ser ingênuo.Quem escreveu parece não ter muita noção do que está fazendo, uma vez que a Petrobras já trabalhou estes temas (igualdade racial e direitos humanos) em parceiria inclusive com a própria Globo.
24 de julho de 2009 às 16:02
O Desespero é deselegante, Globo.
24 de julho de 2009 às 08:59
Gostaria de sugerir a vocês que deixem no site do Fatos e Dados 3 informações importantes: qual é a missão da Petrobras, qual a visão e quais os seus atributos (aqueles constantes no Plano Estratégico da Cia.).
Aliás, será interessante que estas informações passem a constar no e-mail de respostas às perguntas feitas por jornalistas. Isto porque, acredito que muitos deles nunca estudaram temas de gestão empresarial e desconhecem questões como a doutrina de responsabilidade social ou, quiçá, conhecem apenas a doutrina de interesse do acionista que é uma vertente muito questionada nos dias de hoje.
Mais do que responder aos jornalistas, considero que temos uma função social e educacional neste processo, qual seja, a de mostrar que a empresa esta inserida na sociedade e, por isso, tem responsabilidade para com ela.
23 de julho de 2009 às 18:04
Não é o caso de se falar em “contribuinte” que pagou esta conta, pois os recursos da Petrobras não são fiscais, mas da exploração de atividade econômica. De uma forma ou de outra, sinto-me muito orgulhoso da Petrobras por estes investimentos! Trata-se de responsabilidade social da empresa.
24 de julho de 2009 às 09:15
A referência aos contribuintes nesse caso é que os recursos utilizados são uma parte do imposto de renda que seria pago pela empresa.
23 de julho de 2009 às 14:15
agora já deu para perceber porque a não exigência de profissionais formados em jornalismo foi conduzido com sucesso pela rede globo.os formados pelo menos prestram ( a mioria esqueceu um juramento de ética.
23 de julho de 2009 às 08:19
Por que tanto ranço? O blog deve estar mesmo incomodando aos editores de O Globo. Novamente, só posso dizer: é lamentável.
23 de julho de 2009 às 00:37
Seria interessante, já que os patrocínios da Petrobrás não tem nada a ver com extração de petróleo, suspender todos os patrocínios da Petrobrás na Fundação Roberto Marinho.
Só assim este tal de Kamel, teria realmente motivos para atacar a Petrobrás.
22 de julho de 2009 às 22:39
Agradeço muitíssimo à Petrobras pela criação deste blog que assim resgata o cidadão brasileiro da informação manipulada ou mentirosa.
Hoje testemunhamos a curiosa situação em que os canais de informação ligados ao governo e às instituições governamentais brasileiras possuem mair credibilidade jornalística que a imprensa privada.
22 de julho de 2009 às 21:50
[...] 23 07 2009 No mais recente factóide do jornal “O Globo” contra a Petrobras, o blog da Petroleira respondeu sobre um patrocínio cultural, questionado pelo jornal, porque, segundo o jornal, o [...]
22 de julho de 2009 às 21:45
Do blog do Nassif, comentário do Mello:
SERIA BOM, A PETROBRÁS REVER PATROCÍNIOS E PARCERIAS COM UM GRUPO EDITORIAL QUE PROMOVE A SUA DESQUALIFICAÇÃO, IRRESPONSAVELMENTE.
Assino embaixo.
22 de julho de 2009 às 21:44
Esse pessoal da Globo,já há um bom tempo, está ficando entediante. Sempre a mesma ranzize, choradeira, de quem vê seu projeto-2010 ir por água abaixo. Dá um tempo e deixa aqueles que querem realmente o bem do Brasil trabalhar. Não haverá PetrobraX….
22 de julho de 2009 às 21:41
Meus pêsames ao Brasil por ter uma rede de TV como essa Globo.
22 de julho de 2009 às 21:02
Espero que a Petrobrás nunca deixe de patrocinar eventos culturais e ações sociais.
Certa vez, levei meus filhos para assistir uma apresentação do grupo “Palavra Cantada” no SESC Pinheiros, e tive uma grata surpresa ao ver o logotipo desta empresa no CD que estava sendo divulgado.
Quiz mandar uma mensagem agradecendo a iniciativa, mas faço hoje, com anos de atraso, mas com a mesma satisfação.
No DVD que comprei, assisti os shows gravados nos CEU’s da periferia de São Paulo, e não dá para não se emocionar ao ver a fisionomia das crianças na platéia, muitos que visitavam um teatro pela primeira vez.
http://www.youtube.com/watch?v=j_2H04cGJWU
“mentirinha, falsidade, prá quem vice só pela metade…”
Parece até professia…
Aqui uma apresentação desse trabalho.
http://www.palavracantada.com.br/final/ceu.aspx
Parabéns para a Petrobrás, parabéns para o Paulo e para a Sandra.
23 de julho de 2009 às 13:34
Sr. Marcos, com todo o respeito, as palavras corretas são “quis” e “profecia” e não ‘quiz’ e ‘professia’ como o sr. escreveu.
22 de julho de 2009 às 20:49
O que perfuração de petróleo tem a ver com incentivo à alienação e à mentira? Nada? Então porque a Petrobrás anuncia nesses lixos que se autointitulam “jornais”?
22 de julho de 2009 às 20:28
Jornalismo de quinta categoria esse da Globo. Parabens pelo blog PETROBRAS !
22 de julho de 2009 às 20:17
Contra fatos e dados não há argumentos há apelação. Que este blog sério e confiável para não trair a verdade da Petrobras e fechar a boca do PIG.
22 de julho de 2009 às 20:04
É. Não vai ter jeito..Eles estão pedindo…Olha a manchete do Blog da Petrobrás em agosto:
“Visando colaborar com o congresso nacional e também evitar qualquer desgaste adicional e para não gerar maiores dúvidas aos órgãos de comunicação em geral, durante a realização da CPI a Petrobrás comunica que estará suspendendo em caráter temporário, todos os contratos de patrocínio e convênios com entidades públicas, privadas e sociais.
Informamos que, tão logo sejam concluídos os trabalhos de análise por parte dos srs. congressistas, estaremos retomando-os!
22 de julho de 2009 às 19:26
É lamentável que o Sr. Ali Kamel tenha deixado de lado o jornalismo para ser exclusivamente um detrator da Petrobras e um defensor da ideia de que não existe racismo no Brasil.
Felizmente a nossa querida Petrobras é muito maior que esse e vários outros que só conseguem sobreviver fazendo esse tipo de ataque que nada tem a ver com jornalismo.
22 de julho de 2009 às 19:23
Eles não conseguem dá uma dentro…,o desespero leva ao descrédito, credibilidade é algo que já não existe mais nas organizações dos filhos do Dr. Roberto. Parabéns a PETROBRÁS por tudo, inclusive pelo seu Blog.
22 de julho de 2009 às 18:57
Minha nota para a redação da nota da redação: ZERO.
Tolos e arrogantes esses alguns que dirigem e escrevem no “grobo”, não?
22 de julho de 2009 às 18:48
Essa nota de O Globo é mais uma TESTANDO HIPÓTESE do tal de Ali Kamel. Esse cara é uma piada de mau gosto.
22 de julho de 2009 às 18:23
Caro João Fernandes, a Petrobrás patrocinou o “maior time do mundo”? Gozado, devo estar com problemas de memória! Não me recordo da marca da empresa estampada na camisa do Corinthians..
Quanto à resposta do Jornal dos Marinhos, esta deveria entrar para a ant(a)logia das respostas mais absurdas.
22 de julho de 2009 às 18:19
Analisando a resposta d’O Globo, percebe-se, claramente que a instituição é CONTRA qualquer patrocínio ou ações sociais por parte da Petrobrás, certo? Afinal, o negócio dela é furar chão e achar petróleo. Só isso.
Proponho, então, que a GLOBOFILMES, braço cinematográfico da Rede Globo, DEVOLVA todo o dinheiro recebido da Petrobrás para a elaboração de suas produções. E mais: que retire do MinC todo e qualquer projeto de apoio cultural em análise, porque não poderá pedir dinheiro a nenhuma empresa, visto não ser a atividade-fim delas fazer cinema.
Isto já está ficando patológico.
22 de julho de 2009 às 18:14
VALE LEMBRAR: Atirar para todos os lados,tem dois sintomas verdadeiros: l)DESESPERO; 2) A MUNIÇÃO ESTÁ ACABANDO. Tchau.
22 de julho de 2009 às 18:14
Nota da REDAÇÃO ?? Dá DÓ, extração de Petróleo ?? Só isso ? Que pobreza de conhecimento de um brasileiro e anti patriota tem da maior empresa brasileira. Daqui a pouco a Petrobras vai ser resumida pela GROBO pelo posto que tem na esquina. Na placa deste posto aparece o 13R (Que se colocar bem pertinho o 1 e o 3 fica B e com o R fica BR. Falso como uma nota de 3 reais, mas engana muitos.
O que escrever de “contribuinte”???
Prefiro escrever contra a discriminação o racismo e perguntar a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) que visa valorizar os direitos humanos de todos, inclusive o meu, se o evento foi útil e alcançou o objetivo esperado. Aos participantes deste evento, se eu fosse a Seppir, mostraria a real face da GROBO aos NOSSOS direitos humanos.
22 de julho de 2009 às 18:11
Sobre a pergunta do Globo, “o que extração de petróleo tem a ver com combate à discriminação e direitos humanos”, sugiro que o blog da Petrobras e interessados redirecionem a pergunta para este endereço: http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial – vamos ver o que o pessoal de lá responde então.
Mas o restante da “nota da redação” é tão absurda que parece sim, uma redação, mas de alguém da sexta série com raiva do mundo: gosseira, birrenta e mais uma demonstração clara que a rede Globo e comandados entraram em guerra unilateral contra a Petrobras e nem procuram mais disfarçar.
Outra sugestão: fazer uma compilação de TODAS as manchetes que O Globo fez sobre a Petrobras desde que inventaram a manobra contábil da empresa. Acho que é mais ou menos uma por dia, às vezes mais de uma por dia, quase todas desqualificando e “queimando” a empresa. O que me deixa mais indignado é que a empresa está claramente sofrendo uma perseguição por parte do Globo e não entra na justiça. Já é hora hein!
22 de julho de 2009 às 20:04
Eu até tentei postar um comentário lá. Não consegui com facilidade, porém ví as reportagens e elas não tem nenhum comentário ! Será que adianta? Ou vai ser um tiro n’agua? Aqui neste blog é comum achar 60 comentários !?
22 de julho de 2009 às 17:46
Deixa O GLOBO falar e escrever,que para eles o tempo é curto,logo como acesso maciço á internet “O GLOBO”,sumirá da face da Terra.
22 de julho de 2009 às 17:45
[...] Leia: http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=3710 [...]
22 de julho de 2009 às 17:32
Fico pensando aqui com meus botões!
Para que cobrar diploma de jornalista, se a grande maioria destes jornalistas diplomados da imprensa brasileira sequer sabem analisar uma informação?
22 de julho de 2009 às 16:24
Mais uma vez “aquele” jornal se supera…em ignorância!
1)O que extração de petróleo tem a ver com ações permanentes para combater a discriminação ou valorizar direitos humanos? Tem tudo a ver. Que o digam os participantes de projetos socio culturais patrocinados pela Petrobras, como por exemplo na Rocinha, “dançando para não dançar” que já formou bailarinos que se apresentaram,inclusive,no exterior. “Aquele” jornal até publicou esta noticia mas nunca diz que é patrocinado pela Petrobras. É só um exemplo dos muitos que poderiam ser citados.Isto é “ações permanentes para combater a discriminação” isto é “valoriar direitos humanos”.
2.Eu como contribuinte não me importaria de pagar parte desta conta.
3. verbas públicas? De onde saiu esta (des)informação? Não conhecem os lucros da Petrobras? é de dominio público…
‘Aquele” jornal está atrasado. A sugestão dada já tinha sido executada pela Petrobras
Ainda bem que existe a Petrobras para se preocupar em combater a discriminação e valorizar direitos humanos…o que aliás deveria ser uma preocupação de qualquer empresa, jornal e individuo realmente comprometido com a construção de um pais, ou melhor de um planeta onde os valores da vida humana suplantem os interesses individuais…
É o que faz a petrobras…aliás, a simples existencia da Petrobras já é isto.
Pensando bem…o que será que “aquele” jornal tem contra “ações permanentes para combater a discriminação e valorização de direitos humanos?
22 de julho de 2009 às 15:16
Desde quando é o contribuinte que paga os patrocínios da Petrobras? Pensei que a empresa possuía recursos próprios…
22 de julho de 2009 às 15:23
Pessoal,
Não vamos escrever só aqui não… vamos ao site do Globo, vamos mandar e-mails, cartas…
22 de julho de 2009 às 17:38
Concordo, Abel.
Nada melhor que um ctrl+v/ctrl+c em todas mensagens aquí para o espaço de comentário da própria matéria, seria um ótimo começo para dilacerar o jornalismo oportunista.
22 de julho de 2009 às 15:10
A Petrobras está é precisando agora lançar um Canal de Televisão para poder rebater O Globo & Cia. Infelizmente eles ainda levam vantagem no quesito “alcance”…Uma capa de O Globo aos domingos, por ex, é imbatível no alcance.
Precisamos sempre divulgar o Blog incansavelmente.
22 de julho de 2009 às 15:02
Quando, no governo nefasto FHC, a direita no poder quebrou o monopólio da Petrobrás, por acaso os arautos da liberdade do Globo ficaram tão preocupados com o dinheiro público? NOSSO petróleo ir para mãos de empresários norte-americanos e outros, assim como NOSSAS riquezas irem, com a Vale e outras empresas doadas pelo Farol com total apoio do PIG, para mão partculares é democrático, é justo. Mas ajudar a promover políticas PÚBLICAS, ou seja, para o povo dono de tudo isso, é errado. Para deixar as coisas anda mais claras para os supostos ignorantes em cálculos, seria bom colocar quanto essa imensa quantia gasta pela Petrobrás com o evento representa em porcentagem para o caixa da empresa.
Enfim, os cães ladram e a caravana passa.
22 de julho de 2009 às 14:27
O Globo alguma vez indagou a Companhia, o porque do patrocínio ao Flamengo. O que a Petrobrás tem a ver com futebol? Eu como torcedora anti-flamengo, não gostava de ver o nome da Companhia nos uniformes do clube, mas nem por isso, ninguém da imprensa sobrou por esse patrocínio.
22 de julho de 2009 às 15:13
Cara Paula,
Sabemos que futebol, religião e política são assuntos intocáveis. Mas independentemente de seu gosto/preferência por time, o Flamengo é o time com maior torcida do mundo, queira você ou não. O futebol é paixão nacional, e nada mais inteligente que associar a Petrobras, orgulho dos brasileiros, a essa paixão. Para escolher um time, pq não o maior do mundo? A Petrobras também está no River Plate, na Argentina, onde o esporte também é paixão nacional.
Vai me dizer que você preferiria que o símbolo da Petrobras viesse num rótulo de cerveja? Ou na parte traseira de bikini na praia de Copacabana? Tenha dó… não existe “anti-time”, aprenda a respeitar a diversidade de opiniões, gostos…
22 de julho de 2009 às 17:42
Já pensaram n”O Globo” fazendo críticas impiedosas ao patrocinio da Petrobras ao Flamengo?
E o nº de leitores que o jornal certamente perderia?
23 de julho de 2009 às 18:13
É isso mesmo, Paula.
Eu torço para ambos – Flamengo e Petrobras.
Ao Flamengo, sobra paixão.
À Petrobras, razão.
22 de julho de 2009 às 14:08
Quem assume a autoria dessa “nota da redação”? Esse sujeito não deve bater bem da cachola. O que petróleo tem a ver com “valorizar os direitos humanos”? Sério mesmo que O Globo perguntou isso? Em uma enquete sobre as frases “antalógicas” da nossa imprensa, o Globo seria considerado “hors concours”?
22 de julho de 2009 às 13:50
Eu não sou muito de fazer críticas mas chega uma hora que não dá. Acredito que toda leitura é válida, desde que se faça com consciência e análise.
A verdade é a seguinte: O pessoal desse tal de O Globo acredita que o meio de comunicação por via impressa atinge da mesma forma que a televisiva. A técnica deles é “vomitar” um monte de informações para seus leitores pensando que eles vão acreditar e aceitar sem fazer uma análise crítica(o que geralmente acontece quando se assiste telejornais). Dessa forma esse jornal impresso esta chamando seu leitor de burro! Eu, sinceramente, não sei como tem gente que lê esse jornal.
Nunca li e já esta fora da minha lista.
Tenho certeza que não são somentes as reportagens sobre a Petrobras mas esse jornal deve ser recheado desse tipo de conduta(inverdades somadas a sensacionalismo).
22 de julho de 2009 às 13:44
Raphael é mais fofo que Mainard: http://www.patriciafigueira.com.br/fotos_de_casamento/album/72157616478268793/1
22 de julho de 2009 às 13:40
Essa nota do O GLOBO é ridícula e preconceituosa. Não entendem nada de Marketing. Esses jornalistas faltaram às aulas de Marketing na faculdade, só pode. A Petrobras não só extrai como também refina e distribui. Tem vários e potentes concorrentes. Uma pergunta, então, o que a Petrobras tem a ver com a F-1?
22 de julho de 2009 às 14:37
que faculdade?? marketing..eles nem sabem o que é isso!!
22 de julho de 2009 às 13:25
Grande blog, que mereceu até um elogio disfarçado na primeira página do Globo. Na intenção ridícula e infantil de alfinetar o blog, eles acabaram elogiando, quando ironizaram que NEM o blog da Petrobras conseguiu informar o paradeiro de Rafael Brandão. Ou seja, reconheceram que o blog é o mais eficiente site de notícias do país. E que eles não sabem investigar uma notícia.
22 de julho de 2009 às 13:22
O Globo deveria saber de todas as respostas.Afinal não existe a Fundação Roberto Marinho? O que ela tem haver com venda de jornal?
22 de julho de 2009 às 13:19
É importante esclarecer ao globo, já que não se demonstrou possível por entendimento próprio, que qualquer atividade (seja de extração, produção e comercialização de petróleo, seja da indústria jornalística) tem, sim, ou deveria ter a ver com o combate permanente à discriminação e com a defesa dos direitos humanos. Lamentavelmente, parece que esses valores são considerados irrelevantes para as organizações globo. É o que se depreende da Nota da Redação (que mais parece Nota da Direção).
22 de julho de 2009 às 13:15
Prezad@s responsáveis pelo Blog da Petrobrás,
Na qualidade de cidadão brasileiro e pequeníssimo acionista da Petrobrás, solicito os seguintes esclarecimentos:
1) A Petrobrás tomou ou pretende tomar alguma providência judicial contra órgãos de imprensa que diariamente caluniam, injuriam e difamam a empresa?
2) Se já tomou, que providências foram essas e contra quais veículos de informação?
3) Se ainda bão tomou, mas pretende, o que a empresa está esperando?
4) Se não pretende tomar qualquer medida judicial por calúnia, injúria e difamação — ou outro crime do tipo –, qual o motivo dessa decisão? Descrença no Poder Judiciário?
Atenciosamente,
José R de Almeida Jr.
(cidadão brasileiro e pequeno acionista)
22 de julho de 2009 às 13:09
Para o globo “não fica claro..blá, blá, blá…”
Ao contrário para mim fica muito claro o jogo deles e o que eles pretendem.
Não somos burros e nem estamos idiotizados por vocês.
Sabemos o que vcs querem e vcs não o terão.
22 de julho de 2009 às 12:30
Venho acompanhando o blog diariamente e tenho visto que a Petrobras cada vez mais mostra quem são os donos da verdade… NÓS BRASILEIROS.. e não essa mídiazinha que se acha dona do mundo azar a dela…
quanto a nota da redação de “o Globinho”..vai passar desenho animado que voces ganham mais.
1. Desde quando a PETROBRAS realiza apenas atividades petroliferas?!?`Pois se fosse assim pq investir em patrocinios a Esportes, Saúde, Pesquisa?!?..talvez pra vcs redatores para nada!
2.120 mil em eventos desse acima discutido é até um valor baixo se comparado ao quanto voces gastam para promover um show que passa uma vez ao ano no canal de televisao de voces!
3.De fato uma missa nao eh uma atividade artistica…mas desde quando é anunciada a missa como tal???..
4.E quem disse que nao foi constatado o erro e reparado?!?
tanto que o culpado ja está comunicado de sua demissao por justa causa…
Bem fiquem com seu jornaleco… pq o que importa para mim que sou estudante é a verdade de fatos concretos os quais vcs veem aqui e nao enxergam pq nao querem..ou melhor preferem nao ver para nao perderem credibilidade…alias vcs tem alguma?!?
hahahaha
22 de julho de 2009 às 12:20
Vem cá: o Globo sabe o que é RESPONSABILIDADE SOCIAL? Deve saber, pois publica um caderno semanal intitulado “Razão Social”. Ali, podemos ver que não apenas empresas de extração de petróleo “tem a ver” com combate à discriminação e valorização de direitos humanos, como bancos, mineradoras, empresas de cosmético, montadoras de automóveis, construtoras, empresas de software, redes varejistas, etc. Enfim, toda e qualquer empresa DO MUNDO “tem a ver” com isso. Se o Globo acha que a Petrobras, a maior empresa do Brasil, não tem que se preocupar com esses problemas, deveria começar cancelando a publicação do “Razão Social”. Felizmente, a Petrobras não só se preocupa, como tem o maior programa de Responsabilidade Social do Brasil. A direção de redação do Globo está perdida.
22 de julho de 2009 às 12:12
A VERDADE TARDA, MAS NÃO FALHA.
PARABENS, PETROBRAS O POVO ESTÁ ACOMPANHANDO TUDO.
22 de julho de 2009 às 12:08
Quando será que vão entender que a Petrobras não é mais estatal e sim uma empresa de economia mista e que investimento em patrocínio é proveniente de lucro das atividades da empresa e não verba pública ou dinheiro do contribuinte, como tem sido dito.
Inadmissível a mídia repetir esse tipo de erro!!!!
22 de julho de 2009 às 12:07
Sugiro que vocês esclareçam para O Globo, que as verbas gastas pela Petrobras não são públicas e nem pagas pelo contribuinte. A empresa gera seus próprios recursos.
22 de julho de 2009 às 12:05
Impressionante como “O Globo” desconhece de marketing.
Porque não questionaram, conforme suas palavras “o que extração de petróleo tem a ver com, ou melhor, tinha a ver com patrocínio do Flamengo?”
O fato é que os interesses são outros, mas seus argumentos já caducaram.
Falar da maior empresa do hemisfério sul é fácil e interessante, sob vários aspectos.
Falar mal da empresa que tornou o País exportador de petróleo e derivados, com denúncias insustentáveis não é uma atitude patriótica.
Além disso, o dinheiro que a empresa emprega, não é e nunca foi do contribuinte, classe em que me incluo, já que nada recebe do Governo ou Tesouro Nacional.
O dinheiro que a empresa aplica, de acordo com seus interesses, vem de quem compra seus produtos, os derivados, classe que também me incluo. Assim como qualquer empresa privada, inclusive “O Globo.
22 de julho de 2009 às 10:51
Faz sentido o esclarecimento prestado pela Petrobras informando ser de competência da Prefeitura a concessão do alvará para funcionamento. Entretanto, não faz sentido afirmar que não é de sua competência a fiscalização do endereço sede ou de funcionamento de empresas constante na inscrição, seja na Recita Federal, Estadual ou Municipal. Deve ser esclarecido ao cidadão que a Estatal Petroleira desenvolveu a bastante tempo um excelente sistema de cadastramento de fornecedores de bens e serviços denominado PROGEFE (Programa de Gestão de Fornecedores) que é suportado por outro sistema de informação denominado VIP-2000 (Sistema avançado de investigação e análise gerencial), este ligado ao GAPRE (Gabinete da Presidência) órgão criado a partir da antiga DIVIN (Divisão de Investigação) da época do Regime Militar.
Este sistema atende as suas diversas áreas de negócios, principalmente a de serviços ligada a ENGENHARIA. Para fazer parte do Cadastro de Fornecedores da Petrobras, as empresas são avaliadas considerando a capacidade jurídica, financeira, técnica, fiscal e análise comercial extraída dos seus balanços e dados informativos do VIP-2000. Igualmente são verificação e checados o endereço sede ou estabelecimento que são elementos importantes para comunicação na fase cadastral, visto que no início da avaliação, as informações são prestadas por vias normais de comunicação, ai incluído o postal e eletrônica. Nos processos de contratações conduzidos pela Estatal na modalidade de Convite, a convocação é efetuada através de cartas convocatórias encaminhadas as licitantes em seu endereço sede ou de funcionamento.
J. B. Assis,
Engº aposentado da Petrobras com relevantes serviços prestados para a Estatal em contratações de grande porte.
22 de julho de 2009 às 10:41
Quem lê a capa d’o “Glorbho” de hoje com um pouco de senso crítico já começa a notar o desespero da família Marinho em desqualificar o Blog e a Petrobras. Os ataques passaram a ser tão sem fundamento e sensacionalistas que está ficando risível, um papelão senhores editores d’O Globo… tsc, tsc.
São matérias do tipo: “Canil: Petrobras JOGA (sic) a culpa na Prefeitura” e que tentam colocar a Petrobras como responsável do paradeiro de Raphael de Almeida Brandão que vão colocar o jornal no mesmo nível do finado “Notícias Populares”.
Parabéns pelo primeiro Milhão de acessos!
22 de julho de 2009 às 10:28
É possível que a própria Globo também tenha feito alguns contratos com uma dessas empresas e tenha descoberto posteriormente que o endereço declarado não confere.
Alguém consegue descobrir isso?
22 de julho de 2009 às 10:24
“eventos… divulgados inclusive entre as atrações nos guias culturais dos jornais O Globo”
Infelizmente isto ainda acaba acontecendo. Parte do dinheiro do patrocínio da Petrobras ao evento vai para O Globo. Tsc tsc tsc!
22 de julho de 2009 às 10:23
Além da questão do Pré Sal, essa campanha sórdida da imprensa tradicional + oposição, acaba resvalando nas ações de cunho sócio cultural da Petrobras. Infelizmente nossa “elite” além de não querer distribuição de renda, não quer também que o povão tenha o mínimo acesso a cultura.
22 de julho de 2009 às 09:45
Agora temos um meio de confrontar o que os jornais escrevem com a verdade. O que vai ser da imprensa brasileira agora? Jornais como o O GLOBO devrão repensar sua postura. A sociedade não aceitará mais esse tipo de comportamento. O compromisso deve ser com a verdade e para isso é preciso ser responsável.
22 de julho de 2009 às 09:35
Não sou ligado a nenhum partido nem a instituições. Mas não posso de dar apoio a Petrobrás.
É rídulo, antipatrióta e medíocre esta investida contra a nossa empresa.
Parabéns a companhia por este blog e saibam que a população está com vocês.
22 de julho de 2009 às 09:35
Petrobras 10 x 0 O Globo
Quem ainda lê isso?
“Leu no Globo, azar o seu!”
22 de julho de 2009 às 07:18
a nossa petrobras acertou na mosca lançando este espaço aqui… a grande maioria dos meios de comunicação nao busca
a verdade….busca sim o dinheiro…e duvidam sempre da inteligencia dos leitores…a nossa petrobras fortalece a democracia brasileira explicando tudo…com transparencia, paciencia e honestidade…parabens petrobras..
22 de julho de 2009 às 07:13
A Globo é racista? NÃO estou afirmando, estou só perguntando!
22 de julho de 2009 às 07:02
“Os cães ladram e a caravana passa”
Imbrahim Sued (1924-1995), jornalista
22 de julho de 2009 às 03:51
Sabemos que toda esta investida contra a Petrobras tem só um objetivo. Desmoralizar o governo e atingir nossa futura presidente. Os políticos de direita estão torcendo para a memória curta, para que as crises nos atinjam, para que não haja petróleo no pré-sal, para que desgraças aconteçam e o povo se esqueça o quanto avançamos nestes 8 anos. Alguém tem dúvidas?????
22 de julho de 2009 às 03:44
Ótimo o significado deste 1.000.000 de pessoas registradas visitantes do blog Fatos e Dados da Petrobras, assim como, a verdade dos fatos registrados neste veiculo de comunicação desta gigantesca empresa Brasileira,Petróleo Brasileiro S/A PETROBRAS.Para chamar atenção usam títulos curiosos “Rios Voadores,O canil fantasma da Petrobras” cada dia uma tática ou falta de moral,já que não sabem o significado de Ética.
22 de julho de 2009 às 02:49
(perdao, repeteco, foi pra outro post e eu nao notei a tempo)
Ta la numa chamada de oGlobo agora que a Petrobras ***diz*** que responsabilidade por fiscalizacao de canil eh da prefeitura!
***Diz*** uma pinoia. Ou responsabilidade de fiscalizar produtor-canil eh da prefeitura ou nao eh! O que a Petrobras ***diz*** eh irrelevante. Nao ha espaco pra meio termo aqui.
E mais irrelevante ainda eh o que as comadres do oGlobo ***dizem*** que a Petrobras ***disse***.
Pra ser sutil: apresente os fatos ou cale a boca, oGlobo.
22 de julho de 2009 às 01:56
Estranho os mais de 1150 jornalistas/reporteres do Globo não terem encontrado o empresário que recebeu mais de R$ 8 milhões em contratos e serviços para a Petrobras, Ministérios e Secretarias estaduais e municipais, inclusive em parceria com o próprio Globo. Ele pode ser encontrado na Internet, mais o irmão, esposa, cunhada, a mãe e o pai, com árvore genealógica e tudo. Tem página no Orkut com foto, fotos do casamento do irmão (e sócio), serviços que prestou à prefeituras (de Manaus, por exemplo), cursos de administração na PUC/RJ, etc, etc. Será que O Globo quer encontrar ele mesmo?
22 de julho de 2009 às 01:24
Vixeeee
heehehhehe
22 de julho de 2009 às 01:18
Desespero, choro e ranger de dentes
Uivos, grunhidos, crucitares, rinchos, zurros
Guinchos dolentes de vampiros noturnos
Espalham-se desde a lama, dos mangues, das covas noturnas,
Dos chiqueiros de peste suina
Das revistas sem plástico dos supermercados
Dos blogs vendidos e dos blogs comprados na bacia das almas penadas
Petrobrás 1.000.000
Rede Gloebbels desmoralizada
Viuva da ditabranda e de toninhomalvadeza
Bem feito, quem mandou não estudar?